Like

Terapias assistidas por animais: seja um voluntário!

O simples ato de acariciar um animal pode diminuir o stress, reduzir a ansiedade, criar vínculos afetivos e de quebra, é uma delícia! Segundo pesquisas, depois de 20 minutos de interação, seja com cachorros, gatos, pássaros e até mesmo cavalos, o cérebro passa a produzir neurotransmissores como a endorfina e a dopamina, hormônios responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer. Baseado nesses estudos, diversas terapias assistidas por animais vem sendo desenvolvidas, e algumas delas aceitam voluntários, tanto com dois pés, como com quatro patas.

Terapia_Animal_Patas_Therapeutas

Patas Therapeutas

Se o contato com um animal faz um bem enorme para pessoas saudáveis, imagine o que não oferece para quem realmente precisa de uma atenção especial? Conhecidas como Atividades ou Terapias Assistidas por Animais, AAA ou TAA, são métodos alternativos e complementares de ajuda terapêutica projetados para promover uma melhora da saúde física, emocional, social e até mesmo do funcionamento cognitivo, ou seja, de pensamentos e habilidades intelectuais.

Terapia_Animal_TAC

TAC

A TAC, Terapias Assistidas por Cães, uma organização sediada no município de Cotia, na grande São Paulo, oferece esse tipo de tratamentos principalmente para autistas, pacientes com paralisia cerebral e com dificuldade motora. Os candidatos as terapias da instituição são indicados pela Prefeitura de Cotia e pela APAE da cidade. A instituição possui uma unidade própria na região, batizada espaço Zilda Arns de Intervenções Assistidas por Animais e lá oferece desde Hippoterapia, ou seja, terapia com cavalos até Psicoterapia Assistida por Cães. “Nossas terapias são totalmente realizadas por profissionais da área de saúde e educação e visam ser um ponto de apoio para a evolução dos pacientes”, explica Vinicius Fava Ribeiro, 35, fisioterapeuta por formação e um dos fundadores da entidade.

Ele conta que, por exemplo, crianças e adolescentes com paralisia cerebral reagem muito bem a terapia com equinos justamente pela estimulação sensorial. “O cavalo tem um andar que se assemelha ao do ser humano e esse contato ainda estimula a auto-estima justamente por oferecer ao paciente a oportunidade dele ver o mundo no mesmo nível de pessoas normais, pois muitos ficam restritos a cadeiras de rodas, sempre tendo que levantar o olhar para se comunicar com os outros”, enfatiza.

Os terapeutas do TAC somente se deslocam para visitar os pacientes do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Desta forma, ampliam o atendimento a crianças, adolescentes e idosos internados na instituição vítimas de doenças mentais como depressão, síndrome do pânico e até distúrbios alimentares.

Terapia_Animal_INATA

INATA

Diferente do que ocorre em terapias com voluntários, cujo principal objetivo é levar alegria e qualidade de vida aos assistidos. Nesses programas, em geral, são os pessoas comuns e seus animais que se deslocam até hospitais e asilos. Claro que esse procedimento também traz inúmeros benefícios. Para idosos, diminui a solidão e aumenta a motivação. Para crianças em internação promove a socialização e, inclusive, ameniza a dor e ajuda na recuperação. Os grupos de voluntários costumam ter uma periodicidade semanal ou, no máximo, quinzenal para suas visitas, que duram em média uma hora. “Não sei se faz mais bem aos pacientes que visito, ou a mim mesma. A gente sempre acaba revendo nosso valores”, conta Maria da Penha de Lima, que participa desses programas de visitas a hospitais com sua cachorrinha da raça yorkshire, a Mel.

Terapia_Animal_Pelo_Proximo

Pêlo Próximo

 

Como se tornar um voluntário:

1. Filie-se a instituição responsável na sua região. Hospitais e asilos não aceitam voluntários individuais.

2. Seu animal deve ser calmo e amoroso, além de estar castrado e saudável. Não esqueça que ele visitará pacientes com baixa imunidade.

3. Comprometa-se. A terapia só terá resultados se for periódica.

 

Conheça algumas instituições:

http://patastherapeutas.org

www.tac.org.br

www.inataa.org.br

www.peloproximo.com.br